15/02, às 8h no Centro de Visitantes do PNB
O Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas, Caminhos do Planalto Central (CPC), integrado à Rede Nacional de Trilhas, vem se consolidando como política pública, por meio de um diversificado mosaico de trilhas por todo o DF, valorizando suas paisagens, promovendo a conservação ambiental e a valorização dos parques da cidade, em conformidade com a Lei Distrital nº 6.892/21.
No próximo dia 15/02, sábado, acontece a reinauguração e ampliação das Trilhas Cristal Água no Parque Nacional de Brasília (PNB) e sua conexão até a Flona, em um dos trechos mais importantes do Arco Brasília. Este é um marco histórico o CPC.
O Movimento de Apoio ao CPC, tem a satisfação de contribuir desde o início, a partir da revisão do Plano de Manejo do PNB e o desenvolvimento institucional que possibilitou a ampliação de seu sistema de trilhas. Agradecemos ao ICMBio, ao Parque e seus analistas pela oportunidade, orientação e aprendizado.
Com o novo Plano, estudamos os mapas e o zoneamento da unidade, formulamos a proposta de reestruturação das Trilhas, firmamos parceria para o trabalho voluntário e desenvolvemos o material de sinalização com o apoio fundamental da Marcenaria da APA do Planalto Central.
As Novas Trilhas Cristal Água, agora com 4 percursos, e o Arco Brasília que liga o PNB à Flona com quase 21km, observam o zoneamento do Plano de Manejo do Parque e devem se consolidar como instrumentos de educação e conservação ambiental, turismo ecológico e lazer, integrando a sociedade ao ambiente natural, além de contribuir para a atratividade do Parque e seu reconhecimento.
O Arco Brasília, com aproximadamente 85 km, configura-se como um dos principais Caminhos do Planalto Central. Destaca-se no turismo cívico e histórico-cultural, estabelecendo uma ligação entre a Pedra Fundamental e a Flona e percorrendo locais emblemáticos como o Eixo Monumental, o Lago Paranoá, a Ermida Dom Bosco, o Santuário dos Pajés e o PNB.
Vamos festejar conosco?
MOVIMENTO DE APOIO AO CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL (@Movimento CPC)